A capacidade de "ler" as pessoas é de longe uma das suas habilidades mais valiosas nos negócios. As pessoas com quem você interage todos os dias enviam sinais e, se você aprender o que procurar e ouvir, cada pessoa lhe dirá exatamente como trabalhar efetivamente com ele.
Todos experimentam as mesmas necessidades humanas básicas - resultados, reconhecimento, organização e relacionamentos - com alguns mantendo mais domínio do que outros. Dependendo do peso colocado em cada necessidade, as pessoas diferem em personalidade .
Então, o que há para ler?
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Dezenas de sinais - verbais, vocais e visuais - informam quando acelerar ou diminuir a velocidade, quando focar nos detalhes ou quando trabalhar na construção do relacionamento . Mas, como as pessoas são diferentes, a mesma técnica nem sempre funciona.
O comportamento humano tem duas dimensões
Quando as pessoas agem e reagem - com ações verbais, vocais e visuais - em situações sociais, exibem pistas de seu estilo comportamental. Identificar isso é possível, classificando o comportamento de uma pessoa em duas dimensões: abertura e franqueza.
Aberto vs. Guardado: Abertura é a prontidão e a vontade com que uma pessoa externamente mostra emoções ou sentimentos e desenvolve relacionamentos interpessoais.
Outros geralmente descrevem as pessoas abertas como relaxadas, calorosas, receptivas, informais e gentis . Eles tendem a ser orientados para o relacionamento e, em conversas com outras pessoas, compartilham sentimentos pessoais e contam histórias e anedotas. Eles tendem a ser flexíveis quanto ao tempo e baseiam suas decisões mais na intuição e na opinião do que em fatos e dados concretos. Eles também tendem a se comportar dramaticamente e a fornecer feedback não-verbal imediato na conversa.
Por outro lado, os indivíduos vigiados são vistos como formais e apropriados. Eles tendem a ser mais distantes em seus relacionamentos interpessoais. É mais provável que eles sigam a letra da lei e tentem basear suas decisões em fatos concretos e frios. As pessoas vigiadas geralmente são muito orientadas para as tarefas e disciplinadas com o tempo. Ao contrário de pessoas abertas, elas escondem seus sentimentos pessoais na presença de outras pessoas.
Direto vs. Indireto: Agora considere a segunda dimensão - franqueza. Isso se refere à quantidade de controle e força que uma pessoa tenta exercer sobre situações ou outras pessoas.
Pessoas diretas tendem a "se fortalecer", tomam a iniciativa social e criam uma poderosa primeira impressão . São pessoas em ritmo acelerado, tomando decisões rápidas e assumindo riscos. Eles facilmente ficam impacientes com outras pessoas que não conseguem acompanhar o ritmo acelerado. São pessoas ativas que falam muito e parecem confiantes e dominantes. Pessoas diretas expressam suas opiniões prontamente e fazem declarações enfáticas.
No extremo oposto desse espectro, as pessoas indiretas dão a impressão de estarem quietas e reservadas. Eles parecem ser solidários e fáceis de lidar, e tendem a ter consciência da segurança - movendo-se devagar, meditando sobre suas decisões e evitando riscos. Eles fazem perguntas e ouvem mais do que falam . Eles reservam suas opiniões e fazem declarações provisórias quando devem tomar uma posição.
Quando a franqueza é combinada com a abertura, forma quatro estilos comportamentais diferentes, reconhecíveis e habituais: o socializador, o diretor, o pensador e o parente.
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Socializador: Aberto e Direto
O socializador exibe características como animação, intuitividade e vivacidade. Ele é uma pessoa ideal - um sonhador -, mas pode ser visto como manipulador, impetuoso e empolgado ao exibir um comportamento inadequado a uma situação específica.
O socializador é uma pessoa em ritmo acelerado, com ações e decisões espontâneas. Ele não está preocupado com fatos e detalhes e tenta evitá-los o máximo possível. Isso pode levá-lo a exagerar e generalizar fatos e números. Ele se envolve com as pessoas e geralmente trabalha com rapidez e entusiasmo com os outros.
O socializador sempre parece estar perseguindo sonhos, mas ele tem a estranha capacidade de alcançar outros em seus sonhos por causa de suas boas habilidades de persuasão. Ele sempre parece estar buscando aprovação e tapinhas nas costas por suas realizações e realizações. O socializador é uma pessoa muito criativa que tem essa capacidade dinâmica de pensar rapidamente .
Diretor: Direto e Guardado
O diretor mostra firmeza em seus relacionamentos com os outros, é orientado para a produtividade e os objetivos e está preocupado com os resultados finais. Intimamente aliados a esses traços positivos , no entanto, estão os negativos de teimosia, impaciência, dureza e até dominador.
Um diretor tende a assumir o controle de outras pessoas e situações e é decisivo em suas ações e decisões. Ele gosta de se mover em um ritmo extremamente rápido e está muito impaciente com os atrasos. Quando outras pessoas não conseguem acompanhar sua velocidade, ele as vê como incompetentes. O lema do diretor: "Quero que seja feito da maneira certa e agora."
O diretor é tipicamente um empreendedor de alto desempenho que exibe habilidades administrativas muito boas. Ele gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ele continua adicionando até a pressão aumentar a tal ponto que ele vira as costas e deixa tudo cair. Então ele se vira e inicia todo o processo novamente.
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Pensador: Indireto e protegido
O pensador é um solucionador de problemas sistemático e persistente. Mas ele também pode ser visto como distante, exigente e crítico. Um pensador é muito consciente da segurança e tem uma forte necessidade de estar certo. Isso o leva a uma dependência excessiva da coleta de dados. Em sua busca por dados, ele tende a fazer muitas perguntas sobre detalhes específicos.
O pensador trabalha lenta e precisamente por si mesmo e prefere um ambiente de trabalho intelectual organizado e estruturado. Ele tende a ser cético e gosta de ver as coisas por escrito.
Embora ele seja um grande solucionador de problemas, o pensador é um fraco tomador de decisões ; ele pode continuar coletando dados além do tempo em que a decisão é devida.
Relator: Aberto e Indireto
O relator é não assertivo, acolhedor, solidário e confiável. No entanto, o observador às vezes é visto por outros como complacente, de coração mole e aquiescente. O relator busca segurança e pertencimento e, como o pensador, é lento em agir e tomar decisões. Essa procrastinação decorre de seu desejo de evitar situações de risco e desconhecidas. Antes de agir ou tomar uma decisão, ele precisa saber como as outras pessoas se sentem sobre isso.
O relacionador é o mais orientado para as pessoas dos quatro estilos. Ter relações íntimas, amigáveis, pessoais e de primeiro nome com os outros é um dos objetivos mais importantes do estilo do relator.
O relator não gosta tanto de conflitos interpessoais que às vezes diz o que acha que outras pessoas querem ouvir, e não o que realmente está em sua mente. O relator tem tremendas habilidades de aconselhamento e é extremamente favorável a outras pessoas . Ele também é um ouvinte incrivelmente ativo. Como um relator ouve tão bem as outras pessoas, quando chega a sua vez de conversar, as pessoas costumam ouvir. Isso lhe dá uma excelente capacidade de obter apoio de outras pessoas.
Aprender a identificar esses quatro tipos distintos de personalidade pelo comportamento deles leva tempo, mas avaliar o comportamento das pessoas nessa estrutura pode ajudá-lo a entender melhor os outros e a si mesmo.
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Todos experimentam as mesmas necessidades humanas básicas - resultados, reconhecimento, organização e relacionamentos - com alguns mantendo mais domínio do que outros. Dependendo do peso colocado em cada necessidade, as pessoas diferem em personalidade .
Então, o que há para ler?
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Dezenas de sinais - verbais, vocais e visuais - informam quando acelerar ou diminuir a velocidade, quando focar nos detalhes ou quando trabalhar na construção do relacionamento . Mas, como as pessoas são diferentes, a mesma técnica nem sempre funciona.
O comportamento humano tem duas dimensões
Quando as pessoas agem e reagem - com ações verbais, vocais e visuais - em situações sociais, exibem pistas de seu estilo comportamental. Identificar isso é possível, classificando o comportamento de uma pessoa em duas dimensões: abertura e franqueza.
Aberto vs. Guardado: Abertura é a prontidão e a vontade com que uma pessoa externamente mostra emoções ou sentimentos e desenvolve relacionamentos interpessoais.
Outros geralmente descrevem as pessoas abertas como relaxadas, calorosas, receptivas, informais e gentis . Eles tendem a ser orientados para o relacionamento e, em conversas com outras pessoas, compartilham sentimentos pessoais e contam histórias e anedotas. Eles tendem a ser flexíveis quanto ao tempo e baseiam suas decisões mais na intuição e na opinião do que em fatos e dados concretos. Eles também tendem a se comportar dramaticamente e a fornecer feedback não-verbal imediato na conversa.
Por outro lado, os indivíduos vigiados são vistos como formais e apropriados. Eles tendem a ser mais distantes em seus relacionamentos interpessoais. É mais provável que eles sigam a letra da lei e tentem basear suas decisões em fatos concretos e frios. As pessoas vigiadas geralmente são muito orientadas para as tarefas e disciplinadas com o tempo. Ao contrário de pessoas abertas, elas escondem seus sentimentos pessoais na presença de outras pessoas.
Direto vs. Indireto: Agora considere a segunda dimensão - franqueza. Isso se refere à quantidade de controle e força que uma pessoa tenta exercer sobre situações ou outras pessoas.
Pessoas diretas tendem a "se fortalecer", tomam a iniciativa social e criam uma poderosa primeira impressão . São pessoas em ritmo acelerado, tomando decisões rápidas e assumindo riscos. Eles facilmente ficam impacientes com outras pessoas que não conseguem acompanhar o ritmo acelerado. São pessoas ativas que falam muito e parecem confiantes e dominantes. Pessoas diretas expressam suas opiniões prontamente e fazem declarações enfáticas.
No extremo oposto desse espectro, as pessoas indiretas dão a impressão de estarem quietas e reservadas. Eles parecem ser solidários e fáceis de lidar, e tendem a ter consciência da segurança - movendo-se devagar, meditando sobre suas decisões e evitando riscos. Eles fazem perguntas e ouvem mais do que falam . Eles reservam suas opiniões e fazem declarações provisórias quando devem tomar uma posição.
Quando a franqueza é combinada com a abertura, forma quatro estilos comportamentais diferentes, reconhecíveis e habituais: o socializador, o diretor, o pensador e o parente.
Relacionado: Este é o local de trabalho ideal para sua personalidade
Socializador: Aberto e Direto
O socializador exibe características como animação, intuitividade e vivacidade. Ele é uma pessoa ideal - um sonhador -, mas pode ser visto como manipulador, impetuoso e empolgado ao exibir um comportamento inadequado a uma situação específica.
O socializador é uma pessoa em ritmo acelerado, com ações e decisões espontâneas. Ele não está preocupado com fatos e detalhes e tenta evitá-los o máximo possível. Isso pode levá-lo a exagerar e generalizar fatos e números. Ele se envolve com as pessoas e geralmente trabalha com rapidez e entusiasmo com os outros.
O socializador sempre parece estar perseguindo sonhos, mas ele tem a estranha capacidade de alcançar outros em seus sonhos por causa de suas boas habilidades de persuasão. Ele sempre parece estar buscando aprovação e tapinhas nas costas por suas realizações e realizações. O socializador é uma pessoa muito criativa que tem essa capacidade dinâmica de pensar rapidamente .
Diretor: Direto e Guardado
O diretor mostra firmeza em seus relacionamentos com os outros, é orientado para a produtividade e os objetivos e está preocupado com os resultados finais. Intimamente aliados a esses traços positivos , no entanto, estão os negativos de teimosia, impaciência, dureza e até dominador.
Um diretor tende a assumir o controle de outras pessoas e situações e é decisivo em suas ações e decisões. Ele gosta de se mover em um ritmo extremamente rápido e está muito impaciente com os atrasos. Quando outras pessoas não conseguem acompanhar sua velocidade, ele as vê como incompetentes. O lema do diretor: "Quero que seja feito da maneira certa e agora."
O diretor é tipicamente um empreendedor de alto desempenho que exibe habilidades administrativas muito boas. Ele gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ele continua adicionando até a pressão aumentar a tal ponto que ele vira as costas e deixa tudo cair. Então ele se vira e inicia todo o processo novamente.
Relacionado: Que tipo de líder você é? Um Fixador, Lutador ou Amigo?
Pensador: Indireto e protegido
O pensador é um solucionador de problemas sistemático e persistente. Mas ele também pode ser visto como distante, exigente e crítico. Um pensador é muito consciente da segurança e tem uma forte necessidade de estar certo. Isso o leva a uma dependência excessiva da coleta de dados. Em sua busca por dados, ele tende a fazer muitas perguntas sobre detalhes específicos.
O pensador trabalha lenta e precisamente por si mesmo e prefere um ambiente de trabalho intelectual organizado e estruturado. Ele tende a ser cético e gosta de ver as coisas por escrito.
Embora ele seja um grande solucionador de problemas, o pensador é um fraco tomador de decisões ; ele pode continuar coletando dados além do tempo em que a decisão é devida.
Relator: Aberto e Indireto
O relator é não assertivo, acolhedor, solidário e confiável. No entanto, o observador às vezes é visto por outros como complacente, de coração mole e aquiescente. O relator busca segurança e pertencimento e, como o pensador, é lento em agir e tomar decisões. Essa procrastinação decorre de seu desejo de evitar situações de risco e desconhecidas. Antes de agir ou tomar uma decisão, ele precisa saber como as outras pessoas se sentem sobre isso.
O relacionador é o mais orientado para as pessoas dos quatro estilos. Ter relações íntimas, amigáveis, pessoais e de primeiro nome com os outros é um dos objetivos mais importantes do estilo do relator.
O relator não gosta tanto de conflitos interpessoais que às vezes diz o que acha que outras pessoas querem ouvir, e não o que realmente está em sua mente. O relator tem tremendas habilidades de aconselhamento e é extremamente favorável a outras pessoas . Ele também é um ouvinte incrivelmente ativo. Como um relator ouve tão bem as outras pessoas, quando chega a sua vez de conversar, as pessoas costumam ouvir. Isso lhe dá uma excelente capacidade de obter apoio de outras pessoas.
Aprender a identificar esses quatro tipos distintos de personalidade pelo comportamento deles leva tempo, mas avaliar o comportamento das pessoas nessa estrutura pode ajudá-lo a entender melhor os outros e a si mesmo.
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